Ação Social - CLDS 5G Ansião

CLDS 5G DE ANSIÃO

A Portaria n.º 428/2023, de 12 de dezembro, procedeu à alteração e republicação da Portaria n.º 64/2021, de 17 de março, e à criação da 5.ª geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS - 5G) aprovando, para o efeito, o regulamento que define as condições e as regras para a implementação e execução do Programa. O Município de Ansião foi considerado elegível no Programa CLDS 5G.

Aprovado em dezembro de 2024, o Programa tem a vigência de 4 anos, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social, marcado fortemente por uma intervenção de proximidade, realizado em parceria com os agentes da rede social local, promovido pela Câmara Municipal de Ansião, com início a 2 de janeiro de 2025 e com data de término a 31 de dezembro de 2028.

Este Programa é financiado no âmbito do Programa da Área Temática Demografia, Qualificações e Inclusão, designado por Pessoas 2030. Tem como Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP) a ADILCAN – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião.

Para o concelho de Ansião foram aprovados 2 eixos de intervenção:

Eixo 3 – Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade

De acordo com o Plano Desenvolvimento Social do Concelho de Ansião, foram identificados objetivos e estratégias a implementar relacionadas com a população sénior, entre eles: promover o acompanhamento e a segurança de pessoas idosas em isolamento; proporcionar à população idosa iniciativas para obterem uma melhor qualidade de vida, com direito a um envelhecimento digno e de acordo com os seus gostos.

 

Eixo 4 – Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção;

Tendo por base o Plano Desenvolvimento Social do Concelho de Ansião, foram identificados objetivos e estratégias a implementar relacionadas com as pessoas/famílias em risco de vulnerabilidade e novos migrantes, entre eles: garantir o acesso a informações precisas e atualizadas sobre os direitos e recursos disponíveis, sobretudo relativamente à integração na comunidade local e no mercado de trabalho; realizar ações de sensibilização e promotoras da integração cultural e social dos imigrantes; promover ações preventivas e de acompanhamento de pessoas/famílias em situação de risco e vulnerabilidade e capacitar as famílias benificiárias do RSI e desempregadas para a inclusão social e profissional.

EndereçoR. dos Combatentes da Grande Guerra 42, 3240-126 Ansião

Telefone236 672 341

Horário: De segunda a sexta; das 09h às 17h