Juventude - OTL - Ocupação de Tempos Livres

O Programa OTL

É um programa criado a pensar em ti ocupado os teus tempos livres, participas em pequenos projetos de interesse para a comunidade, permite-te desenvolver capacidades pessoais, sociais e adquirires conhecimentos sobre o mundo socioeconómico.

Áreas de Atividades

No Programa OTL podes participar numa das seguintes áreas:

a) Ambiente e/ou protecção civil;

b) Apoio a idosos e/ou apoio à infância;

c) Cultura e/ou património;

d) Combate à exclusão social;

e) Saúde;

f) Associativismo;

g) Desporto;

h) Direitos Humanos;

i) Direitos dos animais;

j) Cidadania;

l) Outras de reconhecido interesse.

Quem pode inscrever-se

Podes participar no Programa OTL, na modalidade de projetos curta duração, se resides em Portugal e tens entre 12 e 17 anos.

Onde inscrever-se

As inscrições podem ser realizadas por email ou nas Lojas Ponto Já  das Direções Regionais do IPDJ.I.P da tua área de residência (ver “Mais informação”), 5 dias úteis antes do início de cada projeto, de curta duração.

O que é necessário para inscrever-se:

Preencher os dados requeridos no Formulário de Inscrição:

• Projecto curta duração: disponível em “Mais informação”>”Ficha de inscrição”

A ficha de inscrição inclui o documento de autorização que teu encarregado de educação deverá assinar. Em caso de dúvida podes contactar as Direções Regionais do IPDJ.I.P da tua área de residência (contactos em “Mais Informação”).

Custos de inscrição

Não há um custo de inscrição para o programa OTL.

Seleção e colocação

Os jovens que queiram participar nos projetos de curta duração são selecionados por ordem de inscrição, pelas Direções Regionais do IPDJ.I.P..

Após a seleção do IPDJ.I.P. comunica a cada jovem qual o projecto onde foi colocado, bem como o período de ocupação, o local, o horário, o nome do promotor, responsável do projeto e atividades a desenvolver, devendo o jovem confirmar junto do promotor a sua aceitação de inclusão naquele projeto até três dias antes do respetivo inicio.

Apoios

O IPDJ.I.P. apoia a participação OTL com um seguro de acidentes pessoais.

No final do projeto terás, ainda, direito a um certificado de participação a ser emitida pela Direção Regional do IPDJ.I.P. da tua área de residência.

Mais informações em