Turismo - Natureza e Gastronomia

Há locais que nos marcam desde o primeiro momento. Pelo cheiro que nos deixam na pele, pelo brilho do sol que nos ilumina o rosto, pelo sabor que perdura muitas horas depois da refeição... Ansião é um desses locais únicos onde a presença da terra é inextinguível e surpreendente.
Na vastidão dos vales e serras, encontra um dos últimos refúgios de ar puro e verdadeira qualidade de vida. Para viver esta experiência, visite as aldeias típicas ou vá até um dos muitos miradouros existentes e deixe-se encantar pela vista. Os moinhos de vento giratórios da Melriça, do Outeiro e da Portela são testemunhos vivos da tipicidade desta região.

Graças às suas manchas florestais, Ansião oferece ainda excelentes condições para a prática cinegética, sendo um habitat singular para espécies como a perdiz, coelho e lebre e para a realização de montadas de javali.

Vá até à nascente do Rio Nabão e deixe-se contagiar pela natureza no seu estado mais puro. No início da Primavera, a rocha que abunda nos terrenos é salpicada por espécies raras de flora. No Inverno, o verde renasce em todo o seu esplendor, sendo recortado apenas pelos muros de pedra que adornam a serra e lhe dão o ar de manta de retalhos.

É nesta união com a serra que encontramos toda a riqueza da gastronomia ansianense. Destacam-se as sopas ricas em legumes e pratos tradicionais como a Sardinha Albardada, as Favas guisadas, as Papas com Farinha de Milho e os Chícharos com couve miúda e batata à rodela, o Cabrito e o Borrego de Sicó.

É graças à alimentação serrana do gado caprino e ovino que outros pratos típicos de Ansião possuem um sabor igualmente único. O solo argilo-calcário e os tomilhos que adornam a serra são os pormenores que marcam a diferença no aroma das carnes, dos vinhos e no paladar inigualável dos queijos, entre outras iguarias.