TurismoData da notícia: 27 Novembro 2019

Complexo Monumental de Santiago da Guarda com novos motivos de visita

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda reabriu ao público no último sábado, dia 23 de novembro, após obras de readaptação resultantes da implementação do projeto de musealização.

A cerimónia de reabertura foi presidida pela Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, em representação da Ministra da Cultura, que realçou a importância das alterações operadas no monumento para um melhor conhecimento da história e do significado daquele património.

Filomena Pinheiro, representante do Turismo Centro de Portugal, reconheceu o contributo do complexo monumental para o enriquecimento da oferta turística do concelho, considerando que constitui uma aposta de enorme importância por parte do Município na afirmação da marca do território. Realçou ainda a presença do concelho na rota dos principais produtos turísticos, como o eixo da romanização, a rede de castelos e muralhas do Mondego e os caminhos de Santiago.

O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, referiu que a este espaço o Município pretende aliar o eixo da romanização e um centro do mosaico, dotando Ansião de uma escola viva e ativa da valorização do mosaico romano, com vista à promoção do território, da cultura, das tradições e do património concelhio.

Classificado como património nacional, com características únicas na Península Ibérica por reunir testemunhos de diferentes épocas arquitetónicas, o Complexo Monumental de Santiago da Guarda apresenta-se agora com novos conteúdos e recursos que proporcionam uma melhor e mais eficaz interação entre o visitante e o património.