Notícias

TurismoData da notícia: 3 Dezembro 2019

Município de Ansião promoveu I Congresso Bolota de Sicó

O I Congresso Bolota de Sicó decorreu no Centro de Negócios de Ansião nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, numa iniciativa do Município em parceria com a consultora ambiental Montante.

Com vista à promoção da economia rural, do ecoturismo, da gastronomia e do território através desta espécie autóctone da região de Sicó, um vasto painel de especialistas abordou as potencialidades deste recurso, incidindo sobre a sua relevância na região e a importância da manutenção e proteção da mancha de carvalho-cerquinho nele existente.

Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara, António José Domingues, realçou algumas referências identitárias, como o Rio Nabão e os Moinhos de Vento, e a posição privilegiada do território concelhio, no Maciço de Sicó e com a maior mancha de carvalho-cerquinho da Europa, assim como a determinação da autarquia em valorizar a terra e as suas gentes e o património cultural e natural.

As potencialidades da bolota, a importância de dinamizar o seu setor e de preservar os cercais e azinhais, que tanto contribuem para o enriquecimento da biodiversidade, a necessidade de um adequado ordenamento do território e da escolha da técnica mais acertada para inovar e competir neste setor, foram algumas das temáticas abordadas.

Os presentes tiveram ainda a oportunidade de assistir ao documentário “O ancião fala da bolota”, produzido pela Ansião TV, com testemunhos sobre a ancestral e a atual utilização da bolota no concelho, e de degustar alguns produtos à base de bolota.

O encerramento dos trabalhos do primeiro dia ficou a cargo da Vereadora com o pelouro do Turismo, Cristina Bernardino, que reforçou, de entre os muitos contributos deixados pelos diversos oradores, a premência da conceção de um Plano de Paisagem para a construção de uma consciência de identidade, apenas possível com o envolvimento e o comprometimento de todos.

No segundo dia do congresso, os participantes fizeram um passeio pedestre pelo coração da mancha de carvalho-cerquinho, entre Gramatinha e Ariques, para, in loco, desfrutar da beleza, da unicidade e da riqueza paisagística, que culminou com um almoço convívio no Ciclo do Pão, na Serra da Portela.