TurismoData da notícia: 10 Dezembro 2019

Ansião contou histórias à mesa

Entre 24 de outubro e 28 de novembro, alunos da Escola Superior de Educação de Coimbra estiveram em Ansião para conhecer e recolher testemunhos sobre hábitos gastronómicos do passado.

A iniciativa inseriu-se no âmbito do projeto de gastronomia regional "Histórias à Mesa" da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, promovido pelo Município de Ansião, e envolveu alunos dos cursos de Comunicação e Design Multimédia e de Animação Socioeducativa da Escola Superior de Educação de Coimbra, sob a coordenação da professora Rosário Campos.

O projeto foi desenvolvido nas freguesias do concelho, onde, além dos testemunhos e memórias registados em entrevista a pessoas mais idosas, foram confecionados alguns dos principais pratos típicos, que ainda hoje são ex-líbris do concelho – sopa de chícharo, borrego e cabrito, “o verde”, cacholada, arroz doce, bolo de noiva e merendeiras de azeite e açúcar.

Esta viagem ao passado histórico-cultural do concelho incluiu também a visita ao património natural e edificado, como o Parque Ecológico Gramatinha-Ariques, a Quinta de Cima, em Chão de Couce, a Igreja da Misericórdia de Ansião, o Centro Etnográfico de Alvorge e a Casa-Museu dos Fósseis de Sicó, na Granja.

Ansião foi o segundo concelho a desenvolver este projeto de valorização do património gastronómico concelhio, enquanto município integrante da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.