TurismoData da notícia: 8 Janeiro 2020

Centenária Feira dos Pinhões 2020

A Centenária Feira dos Pinhões 2020 terá lugar nos dias 25 e 26 de janeiro, na Praça do Município e ruas adjacentes, em Ansião.

Paralelamente ao certame, que contará com a presença de cerca de 80 stands com produtos endógenos da sub-região de Sicó, com destaque para o pinhão, decorrerá um programa diversificado de animação cultural.

No dia 25, haverá, no período da manhã, uma arruada pelo grupo de gaiteiros ansianenses Ca’gaita e o espetáculo de marionetas tradicional português “Teatro Dom Roberto”, na Biblioteca Municipal. O início da tarde está reservado para a Sessão de Abertura do evento, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde estarão presentes figuras relevantes da política e da cultura do concelho, da região e do país. A tarde prossegue com animação de rua com os Charanga Amigos da Rambóia e, na Praça do Município, um momento de folclore com o Rancho Infantil das Serras de Ansião e o Rancho Folclórico Flores da Serra da Lagoa Parada, ambos do concelho de Ansião.

À noite, será apresentada, no Centro Cultural de Ansião, a peça de teatro “Era uma vez no futuro”, pelo Teatro Vitrine de Fafe, que dará o arranque às Jornadas Teatrais de 2020, uma iniciativa cultural da autarquia que, pelo terceiro ano consecutivo, todos os meses, no último sábado, oferece um espetáculo teatral aos ansianenses e a quem visita Ansião.

No domingo de manhã, haverá uma caminhada, integrada nos 21.ºs Jogos Desportivos do Concelho de Ansião e organizada pela Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos.

A tarde ficará a cargo da TVI, com o programa “Somos Portugal”, que, além da animação que irá espalhar pelas ruas de Ansião e além-fronteiras, mostrará alguns dos ex-líbris do concelho, como o seu corpo associativo, que marcará presença num desfile em direto.

A Centenária Feira dos Pinhões, como uma das tradições seculares das gentes ansianenses, é uma marca muito forte na identidade de um povo e de uma terra ricos em saberes ancestrais e capazes de preservar os seus mais ricos usos e costumes, muitos deles ligados à mãe Natureza e aos valiosos recursos que ela oferece.