Notícias

TurismoData da notícia: 6 Março 2020

Ansião na Associação Portugal Romano

Ansião é um dos nove municípios de todo o país que, no passado dia 3 de março, formalizaram, em Condeixa-a-Nova, a constituição da Associação de Municípios Portugal Romano.

Com uma herança em comum, os municípios de Ansião, Braga, Condeixa-a-Nova, Oliveira do Hospital, Penela, Santiago do Cacém, Seixal, Tomar e Vidigueira, decidiram unir-se para criar sinergias para a valorização, preservação e promoção do património romano.

O Município de Ansião constitui esta rede como mais uma das estratégias seguidas para a promoção do património cultural e do turismo do território.

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda, que recebeu recentemente obras de conservação e musealização para uma melhor e mais profunda compreensão da História, encerra um riquíssimo legado de três épocas distintas, evidenciando-se a presença dos Romanos numa Villa Romana dos séculos IV e V.  

O município tem vindo a valorizar e a promover este espaço e ambiciona dar-lhe maior projeção através de projetos conjuntos que venham a concretizar-se e da otimização da proximidade com os municípios de Condeixa-a-Nova e Penela para a afirmação no eixo da Romanização.

Criar e promover a Rota do Romano e estabelecer parcerias com organismos europeus como a Rede das Cidades Europeias do Atlântico são alguns dos objetivos desta associação, que visa essencialmente preservar a herança romana e potenciar um património identitário da história e da cultura de cada território e do país.