EducaçãoData da notícia: 13 Maio 2020

Criada Plataforma Municipal de Educação

O Município de Ansião criou uma plataforma de apoio à educação com o objetivo de ser mais acessível a toda a comunidade educativa e de promover a interação e o trabalho em rede, cada vez mais necessário e, de momento, essencial.

Esta plataforma permite consultar informações relativas às candidaturas à Ação Social Escolar; efetuar inscrição nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), da educação pré-escolar, e nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), do 1.º ciclo do ensino básico; efetuar a requisição de Transporte Escolar (TE), do pré-escolar ao ensino secundário; e aceder gratuitamente a conteúdos educativos digitais dirigidos ao pré-escolar e ao 1.º ciclo no âmbito do ensino a distância (E@D).

No âmbito das suas competências na área da educação, o município assegura e financia as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). A conceção destas atividades tem por base os interesses das crianças/ alunos e as necessidades das suas famílias, pelo que, face à suspensão das atividades letivas presenciais, a autarquia tem reunido todos os esforços no sentido de assegurar a sua continuidade até ao final do ano letivo.

As AAAF têm continuado a ser desenvolvidas pela empresa contratada pelo município no início do ano letivo e, nos meses de abril, maio, junho, julho e agosto, tal como no mês de março, estas atividades não terão qualquer custo para os agregados familiares. As AEC continuam a ser dinamizadas pelos professores que trabalharam com os alunos ao longo do ano letivo. Também as técnicas municipais de Psicologia e Terapia da Fala dão continuidade ao trabalho desenvolvido presencialmente ao longo do ano letivo com o intuito de não quebrar o elo de ligação com as crianças e alunos.

Todos os conteúdos destas atividades estão acessíveis na Plataforma Municipal de Educação, em https://educacao.cm-ansiao.pt/.

Prosseguindo com os princípios de uma educação ativa e inclusiva e reconhecendo a importância de uma estreita e permanente ligação entre todos os agentes educativos nesta fase de constantes adaptações a uma nova realidade, entendeu a autarquia serem estas medidas de apoio às famílias com vista à minimização dos impactos do confinamento.