Notícias

AmbienteData da notícia: 8 Julho 2020

Ansião Recicla

No âmbito de uma política municipal sustentável e de responsabilidade social, a autarquia reforça as medidas de sensibilização ambiental.

Atualmente a promoção da qualidade de vida das sociedades passa pelo uso adequado dos recursos disponíveis.

A prática de processos de reutilização e reciclagem não só evita o desperdício, como também contribui para a redução do lixo e a diminuição do uso de matérias-primas, muitas vezes não renováveis. 

A separação dos resíduos para reciclagem apresenta inúmeras vantagens, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade dos recursos.

A poupança de água e energia, a redução da extração de matérias-primas, a redução das taxas de tratamento de resíduos, a redução dos impactos dos aterros e da incineração, são algumas das vantagens que resultam da promoção da reciclagem, associando-se à reutilização, que visa aproveitar a matéria-prima que de outra forma seria desperdiçada, diminuindo a exploração de recursos naturais, necessária à produção de novos bens e produtos.

Neste sentido, o Município de Ansião tem vindo a proceder a um reforço da rede de ecopontos disponibilizados por todo o concelho, assim como ao aumento de novos pontos de recolha completos, de forma a incentivar essa prática por todos os munícipes, apelando para que sejam agentes ativos de proteção e preservação do meio ambiente.