CulturaData da notícia: 15 Abril 2021

Ansião assinalará o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município de Ansião preparou um conjunto de atividades para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no próximo dia 18 de abril.

Associando-se, à semelhança de anos anteriores, à Direção-Geral do Património Cultural nesta iniciativa, este ano subordinada ao tema “Passados Complexos: Futuros Diversos”, o município promoverá atividades entre 17 e 21 de abril.

Nos dias 17 e 18, serão proporcionadas visitas gratuitas ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda, entre as 10 e as 13 horas, cumprindo todas as normas de segurança emanadas pela Direção-Geral da Saúde.

No dia 18, entre as 14h30 e as 16h00, haverá igualmente visitas gratuitas e guiadas ao Centro Etnográfico de Alvorge, num repto de comparar a singularidade dos objetos passados com o presente e projetá-los no futuro. Será ainda apresentada, através dos canais digitais do município, uma visita virtual à exposição permanente patente neste espaço cultural, numa viagem no tempo que permitirá conhecer melhor a história e a identidade da Freguesia de Alvorge. A marcação das visitas deverá ser efetuada até ao final do dia 17, através dos contactos 919 222 213 ou turismo@cm-ansiao.pt.

No dia 21, integrada na rubrica recentemente criada pelo município em torno do património concelhio, “Viagens na Minha Terra”, far-se-á uma incursão pelo mosaico romano, a partir da exploração, pelo arqueólogo do município Rodrigo Pereira, de vários exemplares de mosaico existentes no Complexo Monumental de Santiago da Guarda.

Estas ações visam promover o conhecimento do património nacional e sensibilizar a comunidade para a sua diversidade e vulnerabilidade, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Este é, de resto, o objetivo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.