Câmara MunicipalData da notícia: 14 Maio 2021

Comemorações do Dia do Município

O Feriado Municipal de Ansião celebrou-se ontem, dia 13 de maio, Dia da Espiga, com vários momentos de celebração da identidade e da história coletiva de Ansião e dos Ansianenses.

O primeiro momento decorreu na Praça do Município, às 10 horas, com o hastear das bandeiras e o Hino Nacional, executado pelas bandas das centenárias Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e Sociedade Filarmónica Avelarense.

Seguiu-se, no Centro Cultural, a Sessão Solene comemorativa da data, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, e do Presidente da Assembleia Municipal de Ansião, José Miguel Medeiros, tendo como ponto alto a atribuição de distinções honoríficas, Menções Honrosas e Medalhas de Mérito, com base no Regulamento de Concessão de Medalhas Honoríficas do Concelho de Ansião e por deliberação da Câmara Municipal, em reunião ordinária do passado dia 5 de abril.

A Menção Honrosa do Concelho de Ansião foi concedida à Associação 100 Gás Trail Team, a Américo Rodrigues, à Associação de Recreio e Musical Amigos da Gaita, a Maria Ascenção Ferreira Rodrigues, a Ricardo Filipe Dias Freire e ao Rotary Clube de Ansião.

A Medalha de Mérito do Concelho de Ansião foi atribuída às seguintes personalidades e coletividades: Medalha de Mérito – Grau Bronze, à Academia de Ténis de Avelar, ao NDA - Núcleo de Formação Desportiva do Concelho de Ansião, ao Núcleo de Veteranos do Concelho de Ansião e ao Rancho Folclórico Danças e Cantares de S. Domingos da Lagarteira;  Medalha de Mérito – Grau Prata, a Amândio Lopes Godinho, a Emídio Freire da Piedade, a Jaime Tomás, a João Patrício Gomes, a José Louro e ao Rancho Infantil das Serras de Ansião; e Medalha de Mérito – Grau Ouro, a António José das Neves Marques, a Carlos Duarte Faveiro, a Fernando Freire, a Manuel Prates Mendes Miguel, a Maria Alice David Abreu de Figueiredo Medeiros e a Silvério Simões Costa.

Foi ainda lido um Voto de Louvor aos Profissionais das Linhas de Combate à Pandemia Covid-19, designadamente aos profissionais de saúde; aos Bombeiros Voluntários de Ansião; à Guarda Nacional Republicana; ao Serviço de proteção civil; aos profissionais de educação dos diversos estabelecimentos de educação e de ensino; aos funcionários dos lares e dos serviços de apoio domiciliário; aos profissionais dos projetos de apoio social; aos empresários, comerciantes e trabalhadores dos estabelecimentos  fornecedores de bens essenciais; aos trabalhadores e empregadores que se viram forçados a cessar a sua atividade para prevenir o contágio da doença e aos que alteraram e redirecionaram a sua produção para bens essenciais e de combate à pandemia; aos agricultores, transportadores e industriais de produtos, bens essenciais e alimentares; aos autarcas das freguesias e seus colaboradores, pela proximidade e apoio diretos e diários às populações; às empresas e empresários que manifestaram disponibilidade total para o apoio às várias linhas de combate; aos funcionários e colaboradores dos diversos setores do Município de Ansião, que asseguraram os serviços essenciais à população; e a todos os que revelaram disponibilidade, resistência e capacidade de mobilização solidária desde o primeiro instante.

Um momento musical com a cantora Cristiana Carvalho, acompanhada ao piano por Paulo Bernardino, fez o encerramento da sessão, a que se seguiu a inauguração da nova decoração da Praça do Município e da rotunda dos Bombeiros Voluntários, alusiva à marca de promoção turística do concelho, Ansião Coração de Sicó.

As comemorações culminaram num concerto com Mário Mata no Centro Cultural de Ansião, às 21 horas.

A data foi ainda assinalada pelo lançamento do Boletim Municipal 2021, disponível para consulta em https://www.cm-ansiao.pt/pic/conteudo/file/BOLETIM%2028%20ANSIAO%20ONLINE_compressed.pdf, estando acessíveis exemplares nos diversos edifícios municipais.