CulturaData da notícia: 3 Agosto 2021

Convenção Internacional de Dança passou por Ansião

Ansião acolheu, no passado dia 31 de julho, a Convenção Internacional de Dança Tradicional e Popular, uma iniciativa da AFRLAE – Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, e da ESECS, do Instituto Politécnico de Leiria.

Foi na sede do Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge que decorreram os trabalhos, iniciados no dia anterior na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ansião, Cristina Bernardino, esteve presente no momento de abertura para agradecer a colaboração do CSCR de Alvorge e, muito especialmente, ao Rancho Típico de Alvorge, o único federado do concelho, que tem promovido a etnografia e o folclore, e para desejar que o evento devolva a esperança de, muito brevemente, se poder assistir ao folclore, uma oportunidade de respeitar e de lembrar os nossos usos e costumes.

O evento, também de caráter formativo, debruçou-se sobre Dança, Música, Etnografia, Património Material e Imaterial, pretendendo ser um momento de reflexão sobre a dança tradicional e popular e um espaço de partilha conjunta das experiências da arte e da cultura populares vividas pelos ranchos e dos resultados da investigação científica e de projetos e experiências inspiradores, nacionais e internacionais.

Houve ainda lugar a um pezinho de dança no baile tradicional/ oficina de dança, com música ao vivo pelo grupo AIRE, que encerrou os trabalhos.