Câmara MunicipalData da notícia: 27 Maio 2022

Valorização dos Ansianenses marcou Feriado Municipal

O Feriado Municipal de Ansião assinalou-se no dia 26 de maio, Dia da Espiga, com um conjunto de momentos que se pautaram pelo reconhecimento e afirmação da cultura e das tradições e do espírito empreendedor das gentes de Ansião.

O programa teve início com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, interpretado pelo Coro da Associação Artística e Cultural Nascente do Nabão. Seguiu-se a deposição de uma coroa no Monumento de Homenagem aos Ex-Combatentes no Ultramar, na presença do representante em Ansião da Liga dos Combatentes, Antero Costa.

O Centro Cultural acolheu a Sessão Solene que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, tendo contado com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e do Secretário de Estado. O momento alto desta sessão foi a concessão de medalhas honoríficas do Concelho de Ansião a pessoas e instituições que viram reconhecido o seu contributo para a promoção e desenvolvimento do concelho, designadamente: Menção Honrosa do Concelho de Ansião atribuída a Maria de Lurdes Silva Oliveira Simões; Medalha de Mérito do Concelho de Ansião – Grau Prata, à

Associação Empresarial de Ansião e a Casimiro Jorge da Graça Duarte Simões; Medalha de Mérito do Concelho de Ansião – Grau Ouro, a Alfredo Joaquim Mendes Moreira e ao Teatro Olimpo. Foi ainda atribuída Medalha de Serviço e Dedicação aos funcionários da autarquia que completaram 25 anos ao serviço do município: Adalberto de Oliveira Gaspar Alves e Paulo Luís Ferreira da Silva Cardoso.

A cerimónia teve ainda momentos musicais apresentados pelos músicos Carla Silva, Mário Medeiros e Pedro Pereira.

A comitiva seguiu para o Parque Empresarial do Camporês, para a inauguração da 6.ª fase das obras de ampliação, estruturantes e potenciadoras do desenvolvimento económico do concelho, que representaram um investimento da autarquia no valor de 2,4 milhões de euros, com um apoio do FEDER de cerca de 900 mil euros.

No período da tarde, teve lugar a apresentação de novas viaturas do município e a entrega de viaturas elétricas à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e à Unidade de Cuidados na Comunidade de Ansião, na presença da Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e do Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, Vítor Bernardo, bem como de representantes das unidades de saúde locais. Os referidos veículos permitirão uma melhoria na resposta aos cuidados de saúde primários prestados à comunidade ansianense, sendo, simultaneamente, uma solução mais ecológica e sustentável, promovendo o combate às alterações climáticas.

Pouco depois, a Assembleia Municipal Jovem trouxe ao Auditório Municipal dezenas de jovens ansianenses, a quem foi possibilitada a oportunidade de exercer o seu direito democrático de participação ativa nas políticas autárquicas. Subordinada à temática “O Impacto das Alterações Climáticas | Presente e Futuro, Como Defender os Valores Democráticos na Atualidade”, esta iniciativa conjunta do município, através do Conselho Municipal de Juventude, do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, deu voz aos jovens deputados, que apresentaram propostas conducentes ao fomento da melhoria da qualidade de vida dos jovens e de toda a população concelhia.

“Praça ConVida” trouxe à Praça do Município um espetáculo com a cantora Filipa Vieira, com o qual se encerrou a programação das celebrações deste dia tão marcante para o reforço da identidade de Ansião Coração de Sicó.