Câmara MunicipalData da notícia: 21 Setembro 2022

Autarquia investe 3 milhões de euros na educação

A Câmara Municipal de Ansião tem previsto em orçamento perto de 3 milhões de euros para gastos na educação.

Desta fatia, cerca de 650 mil euros serão para investimento na transição digital; na conservação e beneficiação de instalações; na aquisição de equipamento administrativo e didático; no reequipamento dos estabelecimentos escolares; na revisão da Carta Educativa do Concelho de Ansião; na beneficiação do Jardim de Infância de Ansião e projeto para a Escola Básica n.º 2 de Avelar; no Espaço da Administração Escolar do Concelho de Ansião e na aquisição de um autocarro.

Com um investimento de cerca de 1 milhão de euros em medidas de apoio às famílias, nomeadamente nas Atividades de Animação e Apoio à Família, nas Atividades de Enriquecimento Curricular, no desenvolvimento do Plano Educativo Municipal, no Transporte Escolar, nas refeições, nos apoios às Juntas de Freguesia, entre outros, o município está empenhado em defender um dos principais pilares de desenvolvimento do concelho.

No arranque de mais um ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, aproveitou a visita do Secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite, no passado dia 16, para assinalar os 50 anos da criação da Escola Preparatória Dr. Pascoal José de Mello, para apresentar a aposta e os investimentos municipais na educação, num momento no âmbito dos Dias Municipais da Educação que contou também com a presença da Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.

As ações que a autarquia tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos a nível de manutenção e requalificação dos estabelecimentos escolares, de criação dos Serviços Municipais de Educação e de implementação do Regulamento de Ação Social Escolar, têm implicado um investimento municipal significativo com vista à melhoria da qualidade do serviço educativo no concelho.

Neste que é um ano marcado pela transferência de competências para o município no domínio da educação, as despesas com pessoal, a conservação de bens e a aquisição de material diverso, num valor de cerca de 1,2 milhões de euros, visam dotar os estabelecimentos de ensino público dos recursos necessários à promoção do sucesso escolar de crianças e jovens.

Na premissa de que investir na educação é apostar no futuro e no desenvolvimento do território, a autarquia tem-se empenhado em robustecer as políticas neste setor, assumindo competências e responsabilidades, sempre em cooperação com a tutela e com os dirigentes da escola pública e privada do concelho, em defesa da educação e no fomento da justiça e da equidade sociais.

É, de resto, com a comemoração, no próximo dia 17 de outubro, dos 31 anos da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, um exemplo de pioneirismo no ensino profissional, que se encerra a programação dos Dias Municipais da Educação, uma iniciativa conjunta do município, do Agrupamento de Escolas de Ansião, daquela escola profissional e das associações de pais, que se iniciou no dia 6 de setembro com um conjunto de iniciativas de valorização da escola e da educação e da formação ministradas no concelho.