Notícias

AmbienteData da notícia: 2 Junho 2023

Compostagem Valorize a sua Terra!

O sistema intermunicipal de compostagem, da APIN, visa a valorização doméstica destes recursos.
Este investimento prevê a entrega GRATUITA de compostores, após sessões de formação dedicadas que lhe permitirão obter adubo de qualidade para a sua terra.

  • Proteger o ambiente e promover a eficiência no uso dos recursos é uma das principais preocupações da APIN – Assim, na sequência dos investimentos que têm vindo a ser efetuados em termos de implementação e promoção de processos de valorização de resíduos, nomeadamente, com vista à maior circularidade da economia dos resíduos - A APIN encontra-se a implementar o programa de compostagem doméstica e comunitária.
  • O Projeto COMPOSTAGEM: Valorize a sua Terra! prevê a distribuição (gratuita) de compostores em alojamentos, estabelecimentos de ensino, IPSS e centros operacionais da APIN.
  • O custo total do investimento é de cerca de 1,3 milhões de euros – sendo uma operação cofinanciada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade E Eficiência No Uso De Recursos).
  • O programa contempla a distribuição de 27.504 compostores domésticos, 116 compostores comunitários (em estabelecimentos de ensino, IPSS, etc.) e centros operacionais da APIN.
  • Esta distribuição é acompanhada por sessões de sensibilização e formação sobre metodologia e benefícios da compostagem doméstica, assim como distribuição de um guia de compostagem.
  • A compostagem doméstica é um processo sustentável que permite a transformação dos resíduos orgânicos num composto rico em nutrientes, 100% natural que para além de diminuir esta tipologia de resíduo depositada em aterro, também pode ser utilizado como fertilizante, possibilitando a substituição de alguns fertilizantes químicos, melhorando a composição e estrutura do solo e combatendo a escassez de adubos (e a sua inflação) para a agricultura decorrentes da situação de guerra na Europa.
  • “Apelamos e contamos com a adesão de todas entidades/instituições do território, desde escola a lares e a todos os munícipes que reúnam as condições para receber um compostor - estamos confiantes que esta esta prática vai, seguramente, diminuir a quantidade de lixo depositados nos aterros e, consequentemente, contribuir para um planeta mais sustentável.” Presidente Conselho de Administração APIN, João Miguel Henriques

Sessões de esclarecimento:

Junta de Freguesia

Dia

Local

Hora

Junta de Freguesia de Ansião

07 de junho

Junta de Freguesia

18:30h

Junta de Freguesia de Avelar

01 de julho

Feira semanal

10h

Junta de Freguesia de Pousaflores

01 de julho

Junta de Freguesia

18:30h

Junta de Freguesia de Alvores

07 de julho

Junta de Freguesia

18:30h

Junta de Freguesia de Ansião

08 de julho

Feira semanal

10h

Junta de Freguesia de Chão de Couce

08 de julho

Junta de Freguesia

18:30h

Junta de Freguesia de Santiago da Guarda

14 de julho

Feira de artesanato

14h-18h

Mais informações: 914 107 510 | www.apin.pt

Formulário de adesãohttps://www.apin.pt/compostagem