Património e Cultura - Património Religioso

Igreja Matriz de Chão de Couce

Ponto Turístico 18

Construída em 1930, esta igreja prima pela sua riqueza artística, destacando-se as esculturas existentes e a última obra completa do Mestre Malhoa, em honra da padroeira: Nossa Senhora da Consolação.

Construída no local de um templo mais antigo e alvo de obras de restauro em 2000, a igreja atual foi inaugurada em 1930, devido à iniciativa do respetivo pároco – Padre Manuel Mendes Gaspar e numa direção diferente da anterior.
A nova Igreja ficou, durante cerca de duas décadas, com a antiga Torre, exatamente do lado contrário àquele em que hoje se encontra. Essa torre havia sido projetada e dirigida a sua construção pelo Dr. Augusto da Costa Rego.
A atual Torre foi construída na década de 1950. Trata-se de um projeto do engenheiro Augusto Santa Rita.
No interior da igreja destacam-se as esculturas centenárias em pedra e os azulejos presentes na nave, capela-mor e fachada principal, da autoria de Mário Reis, discípulo de Columbano.
Tem quatro altares laterais, com peças contemporâneas, e dois colaterais, sendo de maior importância a escultura de Santo Antão do século XVI.
Marcando a sua presença em Chão de Couce, o Mestre José Malhoa deixou no coração deste templo a sua última obra completa: o Retábulo “Nossa Senhora da Consolação”, datado de 1933.

Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Contactos

Rua Dr. Costa Simões 3240-467 Chão de Couce

Junta de Freguesia de Chão de Couce Telefone: 236 623 158 Posto de Turismo de Ansião Telefone:236 670 206 E-mail: turismo@cm-ansiao.pt

GPS 39°53'28.29"N | 8°22'08.36"W

Interesses

esculturas quinhentistas em pedra da padroeira e de Santo André; azulejos da nave, capela-mor e fachada principal, da autoria de Mário Reis; imagem de Santo Antão do séc. XVI; Retábulo de Nossa Senhora da Consolação, oferecido em 1933 pelo seu autor, Mestre José Malhoa.
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa