Património e Cultura - Património Civil

Quinta de Cima

Ponto Turístico 34

Na freguesia de Chão de Couce está localizada uma das quintas mais emblemáticas desta região. Antigo palácio real do século XVI, já foi em tempos o local eleito de monarcas, políticos, pintores e escritores, entre outros, que aqui se refugiavam para reencontrar a inspiração e “fugir” ao reboliço da capital.

A Quinta de Cima, palácio real desde o século XIII, já foi em tempos o local eleito de monarcas, políticos, pintores e escritores, entre outros, que se refugiavam na residência senhorial e passeando pelo jardim, por entre tílias ou castanheiros reencontravam a inspiração e quietude, “fugindo” ao reboliço da capital.

Por entre o caminho ladeado de tílias e que dá acesso ao edifício principal, passaram nomes sonantes da História de Portugal, pertencentes a personalidades de diferentes áreas do saber: Doutor Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina), a consagrada pianista Lígia Ebo ou ainda o Mestre pintor José Malhoa, presença assídua nos saraus artísticos da Quinta.
Atualmente o impacto desta quinta privada continua a fazer-se sentir, desde a casa senhorial com a sua capela privada ao enorme souto que Mestre Malhoa pincelava na sua tela…

Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Contactos

Quinta de Cima
3240-495 Chão de Couce

Posto de Turismo de Ansião
Telefone: 236 670 206
E-mail: turismo@cm-ansiao.pt

GPS 39°53'31.28"N | 8°22'39.50"W

Interesses

caminho ladeado de árvores de tília, capela particular enquadrada numa paisagem de castanheiros.
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa