Património e Cultura - Património Civil

Ponte da Cal

Ponto Turístico 31

Construção do século XVII, parte do antigo eixo viário que ligava Coimbra a Lisboa, está indelevelmente ligada à memória popular associada à passagem da Rainha Santa Isabel, muito anterior à construção da ponte.

Situada à entrada da vila de Ansião, sobre as águas calmas do rio Nabão, fica a Ponte da Cal, lançada em dois arcos de volta perfeita, cuja construção remonta ao século XVII e que reserva, para olhares mais atentos, marcas fascinantes debaixo do tabuleiro. 
Ligada intrinsecamente à passagem da Rainha D. Isabel de Aragão pela região, esta ponte, construída a posteriori, possui dois tanques de banhos, destinados, respetivamente, às mulheres e aos homens.
O primeiro tanque é constituído por uma pia mais funda onde, segundo a lenda, a Rainha Santa se refrescava, aquando da sua passagem por estas terras, tornando-as milagrosas. Iniciou-se assim a tradição dos "banhos santos", praticados até muito recentemente, geralmente do dia 29 de junho, dia de S. Pedro, até ao dia 4 de julho, dia da Rainha Santa Isabel.
Junto de uma das margens do rio erigiu-se uma pequena capela em homenagem àquela rainha, onde todos os anos se realiza um arraial por altura do dia de S. Pedro.
                                        

Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Contactos

Rua Rainha Santa Isabel 3240-147 Ansião

Junta de Freguesia de Ansião Telefone: 236 677 289 Posto de Turismo de Ansião Telefone: 236 670 206 E-mail: turismo@cm-ansiao.pt

GPS 39°54'51.16"N | 8°26'12.31"W

Interesses

o primeiro tanque (pia mais funda) onde, segundo a lenda, a Rainha Santa Isabel se refrescava aquando da sua passagem por estas terras.
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa