O Que Ver / Fazer - Rede de Percursos Pedestres

PR4 ANS - Rota das Picotas

A Rota dos Picotas inicia-se no parque verde do Nabão, em Ansião, a 500 metros da nascente do rio e no local que em tempos marcou o cruzamento do IC8 para a Constantina e leva os participantes ao sul do concelho, pelas freguesias de Chão de Couce e Pousaflores.

Deve o seu nome aos engenhos de rega tradicionais muito comuns em algumas partes do percurso. Saindo do Parque Verde do Nabão, passa pela nascente do rio e sobe por um excelente trilho, aberto há poucos anos e rodeado por muita vegetação, onde é impossível caminhar lado a lado. Já no caminho de terra batida, aos 2.400 metros, pode-se cortar à direita e iniciar a descida de regresso a Ansião.

Caso decida seguir em frente, atravessa o Casal de S. Brás primeiro e o Alqueidão depois. Desce ao vale do Camporês e segue até à Serra do Mouro, atravessando depois uma zona agrícola que conduz a Lisboinha e a Pousaflores. Este é um bom local para uma pausa à sombra das árvores do largo da igreja, até porque ali se inicia a subida ao Monte da Ovelha, mais conhecido localmente por serra do Anjo da Guarda.

É o troço mais exigente do percurso. O Ciclo do Pão, relacionado com moinho de vento, e a ermida do Anjo da Guarda são apenas alguns dos atractivos daquela serra. De facto, a flora e fauna são particularmente ricas, destacando-se a presença de perdizes, coelhos bravos e de 27 espécies diferentes de orquídeas que ali florescem na Primavera, além de pinheiros mansos, ciprestes, oliveiras e carvalhos. O seu miradouro é também um excelente ponto de paragem.

Passando a serra, a rota começa a descida para Ansião. Atravessa o vale do poço da Ameixieira, passa junto à Lagoa e segue para o Casal Viegas. Descendo ao Casal das Sousas, avança-se para o Moinho das Moitas, já junto a Ansião e ao final do percurso.
(variante)

Anexos
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa