O Que Ver / Fazer - Rede de Percursos Pedestres

PR6 ANS - Rota do Vento

A Rota do Vento inicia-se junto ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda- Ansião. Deve o seu nome aos diversos moinhos de vento, tradicionais e de características únicas, inicia-se em Santiago da Guarda, de onde segue para Casais da Granja, um lugar pitoresco onde uma escola primária serve agora como alojamento acessível.

Dali, a poucos metros do Caminho Português para Santiago de Compostela, segue-se para a Granja. Passa junto à capela de Nossa Senhora da Orada, outrora centro de todo este território, e segue junto à Casa Museu dos Fósseis, de onde se sobe ao Outeiro.

Três moinhos de vento e um miradouro fantástico sobre uma das raras planícies agrícolas do concelho podem inspirar uma pausa retemperadora. Prosseguindo, a Rota desce por carvalhais passando junto a Moita Santa e Charneca, onde são os pinhais que passam a dominar a paisagem. Em Moita Negra encontra-se outro moinho e daí parte-se para subir ao miradouro da Melriça, perto do ponto mais alto da serra do Sicó. Os moinhos e miradouro ali existentes permitem uma visão panorâmica de quase todo o concelho de Ansião e do maciço de Sicó.

Este é o ponto mais alto desta Rota, que depois inicia a descida até Lagoa Parada, onde um antigo lagar serve agora de sede a uma associação local. A Rota do Vento prossegue depois, rumando a Oeste até Alqueidão, onde sobe de novo para regressar a Santiago da Guarda.

Anexos
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa