O Que Ver / Fazer - Rede de Percursos Pedestres

PR1 ANS - Rota do Bonfim

A Rota do Bonfim no parque verde do Nabão, em Ansião, a 500 metros da nascente do rio e no local que em tempos marcou o cruzamento do IC8 para a Constantina.

Segue pelo parque verde do Nabão, junto ao rio, em direção a Poente, até deixar o parque e atravessar a Ponte Galiz, de origem Romana, que assegurava a passagem sobre o rio e a entrada na povoação que viria a ser Ansião. Começa depois a subida e a passagem pelo Senhor do Bonfim, outrora local de romaria e um recanto tão estimado por quem cresceu em Ansião como desconhecido pelos forasteiros.

Continuando a subir, chega depois a um conjunto de lugares, os Escampados, onde carvalhais e pinhais garantem sombra e envolvência natural e o casario e capelas tradicionais se sucedem. Por calçada e terra batida, o percurso conduz até à entrada Sul de Ansião, pelo bairro e ermida de Santo António, e cruza depois a vila no sentido inverso ao dos peregrinos de Fátima, passando pela Praça do Município, pelo Pelourinho e pelo Padrão evocativo da Batalha do Ameixial.

O percurso toma depois de novo o rumo Poente, junto ao painel de azulejos ilustrativo da lenda da Rainha Santa dando esmola a um Ancião, e segue de regresso ao parque verde do Nabão. Nesse troço final volta a passar junto à capela de São Pedro e a contornar a Ponte da Cal.
Nos metros finais cruza-se ainda com a ribeira da Constantina, primeiro afluente do Nabão e que se alimenta da água de todas as nascentes calcárias desde Torre de Vale de Todos e Lagarteira até Ansião.

Anexos
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa