O Que Ver / Fazer - Rede de Percursos Pedestres

PR3 ANS - Rota dos Pinhais

A Rota dos Pinhais inicia-se no parque verde do Nabão, em Ansião, a 500 metros da nascente do rio e no local que em tempos marcou o cruzamento do IC8 para a Constantina.

Desenvolve-se a Norte da vila de Ansião e deve o seu nome à mancha florestal predominante entre Torre de Vale de Todos, Lagarteira e Constantina. Saindo de Ansião pela Ponte da Cal, avança-se para a zona do Brejo e segue-se o caminho para a Constantina, onde pode observar-se a capela do século XVII, classificada como imóvel de interesse público.

A Rota segue depois para Norte, junto a um pequeno ribeiro. Segue-se depois por caminhos florestais que, rodeados de pinhais, levam à Torre de Vale de Todos. Ali, no ponto mais alto da localidade, pode ser observada a igreja do séc. XVII, enriquecida com estatuária de João do Ruão. Descendo ao vale, a paisagem passa a compor-se por olivais e vinhas, antes de subir a Vale de Todos e seguir para Lagarteira, retomando a floresta de pinhal e os caminhos de barro.

A lagoa do Pito anuncia a chegada à Lagarteira. A Rota sobe depois até à igreja de S. Domingos, junto à qual se pode observar uma árvore imponente, um freixo com pelo menos 700 anos de idade. Saindo da Lagarteira, a Rota desce por campos onde se cultiva sobretudo milho e trigo. A Rota passa depois pelo Pião e Ribeira do Açor, onde as pessoas aproveitam a proximidade à ribeira para cultivar as terras. Depois sobe-se à Fonte Galega e ao Maxial.

Prosseguindo por uma floresta de pinheiros e carvalhos, a Rota passa depois junto à ribeira da Constantina, afluente do Nabão. Em Constantina entra-se de novo na localidade e segue-se de regresso a Ansião.

Anexos
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa